Notícias

First Wave - MOTELX 2024: primeiras novidades da próxima edição

A 18.ª edição do MOTELX está a chegar. De 10 a 16 de Setembro de 2024, o Cinema São Jorge volta a receber o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que anuncia agora as suas primeiras novidades.
O MOTELX tem o prazer de anunciar as primeiras novidades da programação para a sua vindoura 18.ª edição, a decorrer de 10 a 16 de Setembro de 2024, no Cinema São Jorge.

São três as grandes estreias em Portugal já confirmadas. “The Devil’s Bath”, de Veronika Franz e Severin Fiala, é o mais recente filme da dupla austríaca criadora de “Goodnight Mommy” e “The Lodge”, que regressa à Áustria do século XVIII, inspirada pelo livro científico “Suicide by Proxy in Early Modern Germany: Crime, Sin and Salvation”, de Kathy Stuart. Este drama histórico de terror, que foi um dos títulos que mais brilhou na última Berlinale, explora os caminhos mais sombrios da mente através da personagem de Anja Plaschg, uma mulher isolada e oprimida pelas crenças religiosas e normas sociais do seu tempo.

Estreia-se também o sul-coreano “Exhuma”, a terceira longa-metragem de Jang Jae-hyun - outro realizador que se destacou na Berlinale deste ano -, um thriller sobrenatural que aborda questões de classe, tradição, religião e superstição, bem como o seu papel na história e identidade cultural da Coreia do Sul. E que conta com um elenco repleto de química, liderado por Choi Min-sik, a estrela do mítico “Oldboy”, de Park Chan-wook.

O terceiro filme desta primeira vaga é “Sayara”, de Can Evrenol, realizador de “Baskin” e “Housewife”, e promete um valente murro no estômago com uma resposta gory e destrutiva à violência de género que ameaça a vida das mulheres todos os dias, numa altura em que o número de femicídios e agressores por julgar ainda se sente um pouco por todo o mundo.

Ainda para o grande ecrã, a 18.ª edição garante o ciclo “A Bem da Nação - Filmes de Terror Proibidos pelo Estado Novo”, com a exibição de cinco obras banidas pela censura. Um género que “colocava muitos problemas” entre distribuidores e censores era, obviamente, o terror. Nesse período de 30 anos de ditadura (1944 - 1974) estrearam-se nas salas nacionais apenas 23 filmes de terror, 16 foram totalmente proibidos e apenas um estreou sem cortes. Programa inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Mais novidades serão reveladas em breve!
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.